-
Arquitetos: Stonewood Design
- Área: 1530 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Craig Auckland, Thijs Wolzak
-
Fabricantes: Allgood, Bauder, Benchmark Furniture, Cantifix, Clayworks, Craybourne Carpentry, Donkeywell Forge, Farmington Stone, Glasswood, Hadspen Quarry, Histoglass, Knight & Riddell Plastering, Make by Design, Nigel Bunce Thatcher, Oakwrights Joinery, Polydeck Resins, Rio Pools, Robert Flemming Masonry and Conservation Ltd , Rose Engineering, Sally Strachey Historic Conservation (SSHC), +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de uma simples e elegante fachada envidraçada, o Roman Villa Museum (Museu Vila Romana) foca sua visão em uma paisagem que reinterpreta as ruínas da vila Romana de Hadspen.
A casa romana de Hadspen foi descoberta em 1832. As escavações do local ocorreram entre 1968 e 1970, revelando resquícios estruturais, cerâmicas, moedas e parte de um piso de mosaico, que sugere uma relevância da habitação. Outras escavações em 2015 revelaram a verdadeira extensão da Villa e seus anexos. Foram construídos, adaptados e ampliados entre os séculos III e V d.C.
O Museu conserva e exibe esses achados arqueológicos para ampliar nosso conhecimento da Grã-Bretanha romana. Uma parte da residência, incluindo a casa de banho, está em exibição no centro do Museu. Uma reconstrução em escala real da Vila Romana pode ser vista o tempo todo. A parte restante dos restos da vila foi enterrada novamente para sua preservação. O projeto paisagístico lúdico acima permite que os visitantes apreciem a escala total das ruínas abaixo. A Vila Romana reconstruída permitiu-nos explorar, através de uma pesquisa detalhada das técnicas de construção romanas, a nossa paixão pelo artesanato, contexto e história na criação de um artefato 1:1.
A casa tornou-se, para nós, uma exploração de aprendizagem de construções tão variadas como taipa, palha, telhas de carvalho e pau a pique com argila local. Internamente, os pilares formam um vazio sob o piso, um hipocausto (forno subterrâneo para aquecer termas). Os túbulos de terracota revestem as paredes internas para permitir que o ar quente suba através do edifício a partir do hipocausto. O projeto do Museu continua nosso interesse em criar experiências expositivas que não sejam isoladas, mas que se conectem à paisagem além da que estão situadas.
O Museu pretende ser um “edifício de fundo” e recessivo na paisagem. Ele flutua acima do solo para permitir espaço para a arqueologia abaixo. Toda a drenagem está acima do solo.
A fachada envidraçada de 50 metros de comprimento do Museu está livre de fixações e estruturas visíveis, além de incorporar espaçadores de vidro com a intenção de não atrapalhar as exposições internas e externas. A estrutura e os serviços são escondidos por um teto abobadado forrado de carvalho que maximiza a altura disponível e dá uma sensação das geometrias da arquitetura romana. Um reboco de argila tátil reveste as paredes internas e regula os níveis de umidade interna.
O projeto da exposição está direcionado para as ruínas expostas da Vila Romana. Uma balaustrada com tampo em madeira alinha as ruínas e maximiza as vistas através de fixações mínimas e sem suportes verticais.
O projeto ambiental se concentra no controle de umidade e temperatura. A eletricidade é a principal fonte de energia. Isso é complementado por uma matriz fotovoltaica localizada na cobertura, que é capaz de compensar o consumo elétrico anual do edifício, tornando-o efetivamente zero carbono em sua operação.
O Museu é uma construção leve, com altos níveis de isolamento, estanqueidade e vidros de alto desempenho para controlar os ganhos de temperatura por irradiação solar. Um sistema de gestão predial monitora as condições do espaço. O aquecimento e o resfriamento são obtidos usando um sistema baseado em bomba de calor refrigerante e o edifício é livre de combustível fóssil. O sistema fornece uma abordagem flexível para a montagem de exposições para permitir que as exposições sejam alteradas sem exigir grandes alterações na infraestrutura do edifício.
O sucesso de um projeto tão único e ambicioso dependeu do trabalho próximo com nossa empresa irmã Stonewood Builders.